Sobre o curso

    O curso de Comunicação Social - Relações Públicas da UFAM é operacionalizado com base em disciplinas obrigatórias e optativas, oferecidas em 08 períodos, totalizando 04 anos de graduação. Além disso, há três matrizes curriculares ativas, 1984 e 2012 e uma corrente, a de 2012/1, com obrigatoriedade dos alunos desta última, ingressantes a partir de 2015, no cumprimento de 210 horas de estágio e 200 horas de atividades complementares de extensão, pesquisa e/ou monitoria. As disciplinas obrigatórias visam oferecer ao aluno uma formação humanística, crítica e analítica do mercado de trabalho, sendo assim distribuídas em disciplinas teóricas, técnicas e de pesquisa da área da comunicação.

    O estágio obrigatório visa aproximar o aluno do mercado de trabalho, no intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e competências discutidas em sala de aula. As atividades de extensão, por sua vez, visam levar o aluno a perceber a comunidade como campo de atuação de sua futura atividade profissional, compreendendo seu papel como cidadão como, por exemplo, a participação na Agência Experimental de Comunicação (AGEXCOM) e nos projetos oferecidos pelos docentes através das Atividades Curriculares de Extensão (PACE) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).

       Já as atividades de monitoria têm por objetivo apresentar ao aluno a atividade docente, tendo um papel de apoio ao professor da disciplina. As atividades de pesquisa oferecidas visam formar o aluno-pesquisador, o qual, ainda nos primeiros períodos de faculdade, tem a possibilidade de investigar cientificamente a área da comunicação, o que ainda poderá contribuir no ingresso do aluno em Programas de Pós-graduação. 

     Atualmente, o aluno pode participar dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Relações Públicas, Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (Mediação), Grupo de Pesquisa Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares da Ufam, Grupo de Estudos em Relações Públicas (GERP) e do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC). Pode, ainda, desenvolver pesquisas através do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e participar do Programa de Educação Tutorial (PET).

Objetivo Geral

“Propiciar a formação de gestores dos processos comunicacionais nas organizações mendiante a compreensão do campo teórico e técnico-científico do ambiente comunicacional e das relações públicas, visando a uma formação comprometida com a ética, crítica, reflexiva, humanista e que valorize o desenvolvimento regional sustentável”

Objetivos Específicos

“Promover a interlocução entre a área das relações públicas e o campo da comunicação e áreas afins;

 

Buscar o equilíbrio entre formação geral, específica e técnica de forma a capacitar o profissional no enfrentamento dos desafios de suas atividades de relações públicas;

 

Despertar uma formação empreendedora para prestação de serviços na área de relações públicas;

 

Incentivar a produção do conhecimento científico no campo das ciências da comunicação e na área das relações públicas por meio das atividades de pesquisa e de extensão oferecidas pela Universidade.”

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

Dúvidas, críticas, sugestões? Mande uma mensagem!

Copyright © 2019 Site Institucional Curso de Relações Públicas da UFAM.