Extensão

Extensão

Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da UFAM (VIP)

     O VIP (Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da UFAM) é um programa de Extensão, com suas atividades iniciadas em 2008, que proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer a Universidade Federal do Amazonas, verificando in loco o funcionamento e a dinâmica de uma instituição de Ensino Superior pública.

     Através do programa, já foram realizadas mais de 100 visitas, contando com a participação de mais de 1.000 pessoas. Entre eles, comunidades indígenas, estudantes, professores da rede pública e privada de ensino do interior e da capital, universitários da UFAM, de outras universidades do estado, universidades estrangeiras, intercambistas e participantes de projetos governamentais.

     As visitas ocorrem durante os turnos matutino e vespertino, e no período letivo das aulas do Ensino Médio e Fundamental e da UFAM, buscando uma maior integração entre os públicos e a instituição. Os visitantes são recepcionados em um auditório, previamente preparado, onde é exibido um vídeo institucional e feita uma apresentação em slides sobre a universidade, em que são mostrados a sua história, as pró-reitorias, os cursos de graduação, mestrado e doutorado, as unidades acadêmicas da capital e do interior, os programas de bolsas para estudantes, projetos de extensão e pesquisa, órgãos suplementares e a estrutura física da UFAM. Após a apresentação, é aberto um espaço para que os alunos formulem perguntas e esclareçam as dúvidas.

     As visitas são realizadas no horário da manhã ou tarde .São visitadas as unidades acadêmicas, projetos de extensão e laboratórios localizados no setor sul e norte do Campus Universitário. Caso seja de interesse do visitante, podem ser feitas visitas às unidades acadêmicas externas ao Campus, como as Faculdades de Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem.

Telefone (92) 991548937 (Coordenadora do VIP, professora Célia Carvalho)

E-mail vip@ufam.edu.br

 

https://twitter.com/vipufam

 

https://vipufam.wordpress.com/

Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCOM)

     PETCOM é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.

     Criado em 1979, o PET (Programa de Educação Tutorial) é um projeto de investimentos acadêmicos subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SeSu). O PET baseia-se em grupos, sob a orientação de um professor tutor que tem por missão estimular a aprendizagem ativa de seus membros, através de vivências, reflexões e discussões num clima de informalidade e cooperação. Um dos principais objetivos do programa é garantir padrões de qualidade e excelência no ensino superior, formando profissionais éticos e desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão de atuação coletiva e interdisciplinar.

     O Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCOM) foi o primeiro grupo PET criado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em 1988, pelas mãos do Professor Doutor Walmir Albuquerque. Atualmente sob a tutoria da Professora Doutora Célia Maria da Silva Carvalho, o PETCOM conta com onze petianos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, além de diversos colaboradores.

     Para entrar no PETCOM basta ficar atento para a liberação do Edital de seleção de novos membros. Quando o edital é liberado, alunos de Relações Públicas e Jornalismo, de qualquer período, podem se inscrever e passar pelo processo de seleção. Após o resultado, os alunos aprovados podem ser bolsistas, ou não, dependendo do número de vagas disponível. Os bolsistas recebem R$ 400 mensais durante 24 meses de permanência mínima no programa. (Tempo mínimo, porém prorrogável, exigido pelo MEC para a concessão de certificado. É possível ficar por menos tempo no programa, porém sem direito ao certificado.)

Agência Experimental de Comunicação (AGEXCOM)

       Criado há mais de 10 anos pelas professoras Aline Lira e Célia Carvalho, o Escritório-escola de Comunicação Social teve por finalidade oferecer ao acadêmico regularmente matriculado no curso de Comunicação Social a oportunidade para desenvolver atividades práticas nas áreas de Relações Públicas e Jornalismo. Em 2010, a coordenação da Agência Jr. passou para o encargo da professora Inara Costa, que, mediante um portfólio, elaborou uma proposta de campanha de reinauguração da agência pelos acadêmicos de Relações Públicas, a fim de prospectar novos serviços.

 

     O laboratório, coordenado atualmente pela professora Laura Jane Vidal Bezerra, foi rebatizado com o nome de Agência Experimental de Comunicação (AGEXCOM), conforme revisão do Projeto Político Pedagógico do curso de Relações Públicas, concluída em novembro de 2011 pela Comissão designada para tal. O mesmo possui uma sala específica com equipamentos para as atividades a serem realizadas.

     Segundo o livro Memória do Curso de Relações Públicas da UFAM: 35 anos de trajetória, a Agência vem cumprir o papel de laboratório para as práticas das diversas disciplinas específicas, oferecendo os serviços de Organização de Eventos, Assessoria e Planejamento em Relações Públicas e Hemeroteca. Para isso, conta-se com alunos bolsistas e voluntários.

Mesa Redonda dos Profissionais de Relações Públicas

     Entre as atividades de extensão vinculadas ao curso de Relações Públicas está a "Mesa Redonda de Profissionais de Relações Públicas", um dos eventos mais tradicionais do antigo Departamento de Comunicação Social (DECOM). O evento ocorre desde o ano de 1988, organizado, primeiramente, pela Profa. Terezinha Lima e Silva. O objetivo é trazer, ao âmbito da Universidade, diversos profissionais da área que se destacam em suas atividades para compartilharem com os alunos suas experiências, assim, integrando o mercado à Universidade. A partir de sua sexta edição, o evento passou a ser coordenado pela Profa. Luíza Elayne Azevedo.

     No período de 1997 a 2009, foi coordenado pela Profa. Dra. Célia Carvalho, que, por meio da disiciplina Técnicas de Relações Públicas, realizava a atividade com a participação dos alunos no processo de organização. A 20ª edição ficou sob a coordenação da Profa. Manuella Dantas e a última edição, realizada em 2016, foi coordenada pela Profa. Inara Costa.

     As mesas possuem programação diversificada. Além das palestras, há a realização de oficinas, apresentação de cases e vídeos produzidos por alunos, painéis com diversas informações sobre o curso e atuação do profissional no mercado de trabalho e mostra de talentos onde são apresentados os resultados de pesquisas e monografias.

     Autores e profissionais conceituados da área de Relações Públicas se fizeram presentes, entre os quais podemos destacar: Margarida Kunsh, considerada um dos pilares da área, Tupã Gomes Correa, Paulo Nassar,  Cicília Peruzzo, J.B Pinho e Sidnéia Freitas, palestrante na 17ª edição, com o tema: Opinião Pública, credibilidade e crises empresariais: o papel do profissional de Relações Públicas. No âmbito regional foram várias as participações de profissionais que atuavam em instituições públicas ou privadas e que se dispunham a trazer à Universidade a realidade do mercado de trabalho e a importância da atuação do Relações Públicas no contexto organizacional, entre os quais citamos os professores Randolpho Bittencourt, Maria Luíza Bessa, Afrânio Soares e os representantes da área de comunicação das empresas: Nokia, Petrobras, Bemol, Multibras da Amazônia, Amazonas Shopping, Coca-Cola, Samsung, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Força Aérea Brasileira, Brastemp, Ministério Público Federal, entre outras.

(Fonte: Mesa-redonda dos profissionais de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas: 20 anos de aprendizado, reflexão e diálogo)

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

Dúvidas, críticas, sugestões? Mande uma mensagem!

Copyright © 2019 Site Institucional Curso de Relações Públicas da UFAM.