História

     O curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), instituição pública de ensino, foi criado em 1969, por meio da resolução n° 002/69 do Conselho Universitário (CONSUNI), inicialmente denominado curso de Jornalismo. Ainda neste ano, com a reestruturação dos cursos da Universidade, surgiu a ideia de dividi-lo em habilitações. Dessa forma, em 1971, passou a denominar-se Curso de Comunicação Social como é conhecido e, em 1972, definiram-se as habilitações de Jornalismo e Relações Públicas.

     O então Departamento de Comunicação Social (DECOM), por sua vez, foi criado através da Portaria 380/75, de 02 de julho de 1975, no âmbito do então Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Apenas em 1977, por meio da Resolução 005 do CONSUNI, o curso de Relações Públicas passa também a compor o DECOM como habilitação específica de Comunicação Social, ou seja, com estrutura curricular própria e separado do curso de Jornalismo. Seu reconhecimento se deu por meio do Decreto nº 81.087 de 21/12/1977, publicado no Diário Oficial da União em 22/12/1977.

      A primeira turma de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas formou-se no ano de 1978, com seis finalistas. O curso é diurno, funcionando nos turnos matutino e vespertino e oferece 34 (trinta e quatro) vagas, sendo 50% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e 50% das vagas pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC). Atualmente, a titulação conferida aos formandos é a de Bacharel em Relações Públicas.

      Em fevereiro de 2017, com a oficialização da Reorganização Pedagógica e Administrativa (RPA) do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), passando a chamar-se de Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), foi criada a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A FIC é formada pelos cursos dos antigos departamentos de Comunicação Social (DECOM) e de Arquivologia e Biblioteconomia (DAB) e fica localizada no Campus Senador Arthur Virgílio Filho, setor Norte.

     Em setembro de 2019, o curso foi avaliado com conceito 5, nota máxima atribuída, pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação, que realizou o processo de reconhecimento do curso, por meio de avaliação in loco. Até aquele momento, o curso era avaliado com a nota 3.

Linha do Tempo

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

Dúvidas, críticas, sugestões? Mande uma mensagem!

Copyright © 2019 Site Institucional Curso de Relações Públicas da UFAM.