Pesquisa

     O curso de Relações Públicas conta com dois grupos de pesquisas, certificados pelo Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, são eles: Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares, liderado pela Profa. Dra. Maria Emilia Abbud, e o Grupo de Estudos de Relações Públicas, liderado pelas Profas. Dras. Aline Lira e Célia Carvalho. Cada grupo desenvolve projetos em linhas de pesquisa que envolvem a comunicação e as relações públicas em ambiências virtuais, sustentabilidade, processos comunicacionais, entre outros. Cada docente do curso desenvolve suas atividades em linhas de pesquisas específicas. 

Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares

     O grupo de pesquisa "Comunicação Social: Estudos Interdisciplinares" foi criado no ano de 2012 e é liderado pela Profa. Dra. Maria Emilia de Oliveira Pereira Abbud. O mesmo é certificado pelo Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Tem como objetivo principal realizar estudos interdisciplinares sobre a comunicação em interface com outros campos do saber. Atualmente, têm três linhas de pesquisa em atividade. São elas:

 

Comunicação em Ambientes Virtuais

 

     Esta linha investiga os processos de comunicação entre organização e seus públicos nos ambientes virtuais, os ciberpúblicos no contexto das Relações Públicas, estuda a construção dos relacionamentos mediados pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e investiga TICs e as mudanças no processo de produção e circulação de informação. Conta com dois professores do curso como pesquisadores e uma aluna com projeto de Iniciação Científica ligadas à esta linha.

Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

 

     Esta linha realiza estudos interdisciplinares sobre a comunicação em interface com outros campos do saber, analisa a linguagem publicitária na sociedade contemporanêa e nas culturas de consumo, estuda as características dos discursos publicitários e investiga os aspectos da propaganda política contida na mídia, a emissão e recepção da mensagem. Conta com quatro professores do curso como pesquisadores e cinco alunos com projetos de Iniciação Científica ligados à esta linha.

Processos Comunicacionais nas Organizações

     Esta linha enfoca estudos direcionados a gestão do relacionamento dos diversos públicos e as organizações, investiga a comunicação no ambiente interno e externo das organizações e as interfaces existentes e promove estudos sobre os aspectos da identidade, imagem e as suas interações nas culturas organizacionais. Conta com três professores do curso como pesquisadores.

Grupo de Estudos de Relações Públicas

    O "Grupo de Estudos de Relações Públicas" foi criado no ano de 2017 e é liderado pela Profa. Dra. Aline Ferreira Lira e pela Profa. Dra. Célia Maria da Silva Carvalho. O mesmo é certificado pelo Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Conta com três linhas de pesquisa em atividade. São elas:

Relações Públicas no Ambiente Virtual 

 

     Conta com dois professores do curso como pesquisadores.

 

Estudos Interdisciplinares das Relações Públicas

 

    Conta com quatro professores do curso como pesquisadores e três alunos com projetos de Iniciação Científica ligados à esta linha.

Teoria e História das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no Amazonas

 

      Conta com seis professores do curso como pesquisadores.

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

Dúvidas, críticas, sugestões? Mande uma mensagem!

Copyright © 2019 Site Institucional Curso de Relações Públicas da UFAM.