Please reload

Posts Recentes

Estudantes de Relações Públicas e do PET de Comunicação da Ufam lançam revistas institucionais

19/12/2019

1/10
Please reload

Destaques

Relações Públicas em filmes, séries e livros

Aqui vai uma lista de séries, livros e filmes que abordam algum aspecto relacionado à Comunicação e as Relações Públicas!

 

SÉRIES

 

The Crown (2016)

Sinopse: A biografia da Rainha Elizabeth, desde seus anos como princesa até seu dia a dia como rainha. Mostra todas as dificuldades de ser a rainha de um dos países mais poderosos do mundo. Ela sabia que as monarquias estavam se extinguindo por não atenderem às demandas da população, e que qualquer palavra dita errada poderia virar manchete nos jornais e desestabilizar o país.

 

Pode-se notar aspectos das Relações Públicas durante toda a série, sendo marcante os momentos nos quais o primeiro ministro britânico gerencia crises. Mostra também como a coroação é planejada para ser mais igualitária, sendo a primeira coroação na história a ser transmitida pela televisão para ter uma maior proximidade com o público.

 

 

Designated Survivor (2016)

Sinopse: O presidente dos Estados Unidos, o vice e quase todos os representantes do governo americano morrem em uma explosão no Capitólio de Washington. A pessoa de maior patente a sobreviver é Tom Kirkman, o secretário de habitações que vive o maior desafio de sua vida ao se tornar o Presidente dos Estados Unidos da noite para o dia.

 

Kirkman nunca passou uma imagem de líder, e agora se torna o líder de uma nação em caos, enfrentando problemas de aceitação pela sociedade americana e falta de credibilidade em seu trabalho. Conseguindo trabalhar com eficiência em uma das maiores crises já vivenciadas pelos Estados Unidos, o presidente e sua equipe mudam a percepção da população e ganham a confiança da maioria.

 

 

FILMES

 

A Chegada

Sinopse: Alienígenas pousam suas naves nas principais cidades do mundo, mas não demonstram perigo eminente. Para entender o motivo e estabelecer uma comunicação, uma linguista e um físico são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes. Muito mais que um filme de ficção científica, A Chegada é um filme sobre relações sociais.

 

O filme mostra como a personagem da Doutora em Letras, Louise, se tornou essencial para estabelecer uma boa comunicação e evitar uma guerra alienígena. A articulação dela para lidar com esse momento de crise e sua vivência de mundo foi essencial para tomar decisões que promoviam a paz, podendo ser feita uma alusão à abordagem da persuasão e de como é importante entender a particularidade social dentro da comunicação.

 

 

Obrigado Por Fumar

Sinopse: Nick Naylor porta voz de uma fábrica de cigarros precisa defender publicamente o cigarro. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que seu filho Joey dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo.

 

O filme gera grandes debates sobre a questão dos limites éticos da profissão, da defesa a empresa ou a ética profissional. Mas até que ponto um relações-públicas pode utilizar seu poder de argumentação e manipulação para alcançar as metas e defender a ideia de uma empresa.

 

 

LIVROS

 

Jogos Vorazes

 

Sinopse: Jogos Vorazes é uma trilogia que retrata a história de um futuro distópico com um governo totalitário. Passa-se em 12 distritos e a Capital, pois o 13 foi massacrado em uma tentativa falha dos moradores causarem uma rebelião. Por essa razão, é feito os Jogos Vorazes, uma competição anual em que um casal de cada distrito é sorteado e o vencedor é o único sobrevivente.

 

A manipulação das informações e a lavagem cerebral da sociedade são algumas das críticas que essa trilogia traz. As pessoas da Capital assistem os Jogos pela televisão, enxergam aquilo como algo positivo, mostrando uma sociedade alienada, que não critica o que assiste. Apesar da história ser uma distopia, retrata muito da realidade em que se vive com a mídia, sendo ela o 4º poder.

 

 

Cultura da Conexão

Sinopse: Cultura da Conexão fala sobre a nova relação entre empresa, cliente e mídias sociais. Os públicos não tinham tanta influência sobre as organizações como na atualidade, porém com as redes sociais isso mudou. Dessa forma, o Relações Públicas se torna essencial nesse processo, sendo o intermediador entre a empresa e os clientes. É através dele que as ações serão estratégicas, pensadas para se ter um bom relacionamento e criar uma imagem positiva perante a sociedade.

 

 

 

 

via @ rpcompartilha

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Siga-nos!

Tags

Please reload

Arquivos

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

Dúvidas, críticas, sugestões? Mande uma mensagem!

Copyright © 2019 Site Institucional Curso de Relações Públicas da UFAM.